A ENCICLOPÉDIA DE AULAS DIGITAIS DA SME
A plataforma Educopédia que vem sendo construída por cerca de 90 professores da Rede Municipal de Educação, com o apoio do MEC, da Fundação OiTonomundo e da UFRJ/NCE, já está disponível para testes a partir de hoje através do endereço: http://www.educopedia.com.br/.
Essa é uma versão experimental e, neste momento, três escolas de cada Coordenadoria irão pilotar sua implantação. No entanto, todas a demais escolas poderão utilizar a plataforma em suas salas de aula com o auxílio de um laptop, um projetor e caixas de som. Caso não possua instrumentos para projeção, a escola poderá servir-se da plataforma em seu Laboratório de Informática ou na Sala de Leitura como recurso de reforço escolar. Além disso, a plataforma pode ser acessada de qualquer lugar e por isso, pode ser recomendada ao aluno para utilização fora do ambiente escolar. O acesso na plataforma dar-se-á através de login e senha de professores e alunos da nossa rede. O login será o e-mail "rioeduca" que, em breve, todos receberão, juntamente com uma "chave mágica" que será a senha de cadastro. Enquanto isso, a plataforma poderá ser utilizada por qualquer pessoa, clicando em "visitante".
As aulas disponíveis são do terceiro bimestre de Língua Portuguesa e de Matemática , de 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental - todas baseadas nas Orientações Curriculares da nossa rede. Para 2011, serão introduzidas aulas de todas as disciplinas a partir do 6º ano, enriquecendo o Projeto do Ginásio Carioca.
Como toda e qualquer versão experimental, a primeira versão da Educopédia está aberta a críticas e sugestões, a fim de que os educopedistas - como são chamados os profissionais envolvidos no projeto - possam aperfeiçoar ainda mais as aulas preparadas e aprimorar as aulas que ainda estão em processo de produção. Essas sugestões podem ser encaminhadas por twitter ou para o e-mail da Educopédia: educopedia.sme@gmail.com
Lembramos aos professores da rede que as inscrições para a nova seleção de produtores já começou. Para maiores informações, clique no link:http://bit.ly/8ZUtB9.