sábado, 29 de junho de 2013

Projeto Cândido Portinari










   Candido Portinari foi desenhista, ilustrador, gravador, pintor, muralista e professor. É um dos mais renomados artístas plásticos brasileiro. Os temas abordados por Portinari revelam preocupação com as questões sociais, religiosas e históricas. Retirantes nordestidos, trabalhadores rurais, tipos regionais e vida na infância serviram de motivo para a sua imensa obra.

     Neste primeiro semestre, trabalharemos este artista tão completo. Com o propósito de envolver toda a comunidade escolar e apresentar suas obras aos alunos.

 Atividade: Releitura fragmentada

     Propomos aos alunos o desafio de continuar uma imagem incompleta, utilizando sua criatividade para inventar. Depois, durante o processo foi a presentado a obra "Menino com pião".







Carimbo: recriando painéis de Azulejos do Portinari


O Artista Candido Portinari realizou painéis utilizando azulejos em alguns espaços arquitetônicos pelo Brasil. Aqui no Rio de Janeiro temos o Edifício Gustavo Capanema localizado no Centro da Cidade.


Após uma conversa sobre a técnica utilizada pelo artista, os alunos criaram composições utilizando a técnica do carimbo:

com uma base quadrada em papelão, os alunos criaram desenhos e colaram fragmentos do mesmo material, criando relevos.









 A  EM Lauro Travassos teve o prazer da visita do Projeto Portinari, realizado por João Candido Portinari. A coordenadora de arte e educação Suely Avellar visitou a escola para conhecer o projeto desenvolvido pela equipe de artes "Sala de Artes Candido Portinari: entre brincadeiras e muros" e oferecer parceria. Ganhamos vários materiais que utilizaremos com os alunos, os baús: Portinari, o bauzinho do pintor - literatura brasileira e Portinari, o bauzinho do pintor - arte e meio ambiente. Além de ter o nosso projeto divulgado no portal www.portinari.org.br. Segue as fotos da visita: 

 Coordenadora de Arte e educação Suely  Avellar


Apresentação dos materiais doados para a escola, os baús, livros, catálogos e jogos. 






É  muita alegria para nossa escola iniciar este Projeto de Artes  com o apoio do Projeto Portinari.

Continuação da atividade "Menino com Pião" - segundo ano

Os alunos do segundo ano fizeram uma leitura da obra "Menino com Pião" do artista Candido Portinari
e observaram alguns elementos presentes na obra, entre eles o chapéu de papel.
Eles comentaram sobre a brincadeira "Marcha Soldado", criaram os seus chapéus de papel
e pintaram livremente.
depois, todos os alunos cantaram a música da brincadeira. 



Cândido Portinari: entre brincadeiras e histórias


    Trabalhamos com o livro que conta a história do artista Cândido Portinari, falamos da sua família, sua infância e vida como artista. Depois, utilizamos o material doado pelo Projeto Portinari (http://www.portinari.org.br/) o Jogo da Memória. 










 Os alunos foram divididos em 5 grupos de 5 a 7 alunos, cada grupo recebeu um jogo da memória. Eles arrumaram as cartas nas mesas e começaram a brincar. A proposta aqui foi conhecer mais desenhos e pinturas do artista em questão, de um modo lúdico e divertido para as crianças do segundo ano do fundamental I. Após a brincadeira, eles poderiam escolher uma carta para desenhá-la em qualquer tamanho, utilizando a sua visão sobre o trabalho escolhido. Seguem alguns desenhos realizados:



Um Chamado para as mães.




Oficina das Mães: Projeto Portinari



    Ontem, dia 12 de Junho, realizamos as oficinas para as mães da comunidade escolar. Separadas em dois momentos: manhã e tarde, ao total de 17 mães participaram das atividades propostas. A ideia de uma oficina para as mães sobre o Projeto Portinari surgiu pela direção à partir da atividade sobre as pinturas em azulejo, utilizando a técnica do carimbo (postagem do dia 20/05) e como as mães podem utilizar essa técnica em casa. 
   Foi realizada uma apresentação sobre a sala de artes, como esse novo ambiente se inseriu na escola e como ainda é um espaço novo em constante transformação, sobre o Projeto Portinari: ideias, atividades, visita do Projeto na escola, o Portal; sobre o blog Sala de Artes Candido Portinari e também a atividade realizada, o carimbo. 
    Relembrando a contextualização da atividade feita com os alunos, foram mostradas imagens de pinturas em azulejo do artista Portinari, os motivos utilizados, suas influências, cores e lugares onde essas pinturas estão presentes.
    Após uma conversa sobre esses conteúdos, começamos a trabalhar: com uma base de papelão onde todas pensaram em uma ideia para estampa, aqui o motivo foi livre pois em primeiro momento pensou na experimentação da técnica e como utilizá-la fora da sala de artes. Em segundo momento, criamos o relevo para o carimbo, recortando pedaços de EVA para colar sobre os desenhos realizados, com isso todas as mães testaram seus carimbos utilizando a guache para saber se o resultado foi o desejado e em seguida começamos a carimbar os tecidos. Falamos de como podemos transformar roupas velhas e esquecidas em nova, também reciclando vestimentas. Como utilizar essa técnica em algo rentável, fazendo bolsas, toalhas, criando estampas diferentes e criativas para propósitos ilimitados.








0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates