quarta-feira, 15 de abril de 2020

1° Ano - COMPONENTE CURRICULAR – LÍNGUA PORTUGUESA

Habilidades 1° Bim. 2° Bim. 3° Bim. 4° Bim.
Perceber formas de tratamento adequadas à situação e ao interlocutor. x x x x
Perceber diferenças culturais subjacentes nos textos de tradição oral. x x x x
Compreender a existência das variantes linguísticas em diferentes contextos comunicativos (formais e informais). x x x x
Transmitir recados oralmente, identificando o destinatário e utilizando linguagem adequada. x x x x
Reconhecer aspectos não linguísticos (gestos, desenhos, direção do olhar, expressão corporal, tom de voz) em situações de comunicação formal e informal. x x x x
Perceber a entonação e o ritmo da voz em múltiplas linguagens. x x x x
Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros. x x x x
Perceber a relação entre entonação e os sentidos que um mesmo texto lido, ouvido ou produzido oralmente pode assumir em diferentes situações de interação. x x x x
Perceber marcas típicas da oralidade, adequando o padrão de linguagem às situações cotidianas. x x x x
Jill x x x x

OBJETOS DE CONHECIMENTO

Uso da linguagem oral em diferentes contextos comunicativos (contextos formais e informais)

Pluralidade linguística social e cultural Transmitir recados oralmente, identificando o destinatário e utilizando linguagem adequada.

Uso dos elementos paralinguísticos nos contextos discursivos

  • Entonação como recurso expressivo
  • Turnos de fala: falar e ouvir
  • A fala e a escuta como estratégia de interação
  • Olhares e gestos/comunicação corporal

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates