| Habilidades | 1° Bim. | 2° Bim. | 3° Bim. | 4° Bim. |
|---|---|---|---|---|
| Perceber formas de tratamento adequadas à situação e ao interlocutor. | x | x | x | x |
| Perceber diferenças culturais subjacentes nos textos de tradição oral. | x | x | x | x |
| Compreender a existência das variantes linguísticas em diferentes contextos comunicativos (formais e informais). | x | x | x | x |
| Transmitir recados oralmente, identificando o destinatário e utilizando linguagem adequada. | x | x | x | x |
| Reconhecer aspectos não linguísticos (gestos, desenhos, direção do olhar, expressão corporal, tom de voz) em situações de comunicação formal e informal. | x | x | x | x |
| Perceber a entonação e o ritmo da voz em múltiplas linguagens. | x | x | x | x |
| Expressar em interações orais em sala de aula seus sentimentos e opiniões, argumentando e questionando, respeitando os turnos de fala e a opinião dos outros. | x | x | x | x |
| Perceber a relação entre entonação e os sentidos que um mesmo texto lido, ouvido ou produzido oralmente pode assumir em diferentes situações de interação. | x | x | x | x |
| Perceber marcas típicas da oralidade, adequando o padrão de linguagem às situações cotidianas. | x | x | x | x |
| Jill | x | x | x | x |
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Uso da linguagem oral em diferentes contextos comunicativos (contextos formais e informais)
Pluralidade linguística social e cultural Transmitir recados oralmente, identificando o destinatário e utilizando linguagem adequada.
Uso dos elementos paralinguísticos nos contextos discursivos
- Entonação como recurso expressivo
- Turnos de fala: falar e ouvir
- A fala e a escuta como estratégia de interação
- Olhares e gestos/comunicação corporal
abril 15, 2020
Posted in:
0 comentários:
Postar um comentário